Orientações específicas para cada cirurgia

Mamoplastia e Próteses Mamárias

Após a alta hospitalar você estará com faixa e algodão na região peitoral, mantenha até o dia seguinte quando pode ser retirado mantendo as fitas de micropore pregadas nos seios, elas estarão manchadas de sangue, não retire, nem troque. Você pode tomar banho com ajuda de alguém, pode molhar o curativo, mas não faça nada na região operada. Siga orientações do curativo.

O uso de soutien pós-operatório é recomendável a partir da retirada das faixas até o primeiro mês, após esse período fica a seu critério. Caso tenha algum evento que queira usar outro, procure soutien com tecido fino, macio, com elasticidade, com pouca ou nenhuma costura, sem arame.

Ao deitar não é permitido de barriga para baixo, pode de barriga para cima e pode de lado sem apoiar seu peso nos seios. Na primeira semana procure manter o tronco ligeiramente elevado ao deitar, como na cama do hospital.A posição de barriga para baixo será conquistada aos poucos partir da terceira semana.

Evitar a exposição solar das cicatrizes, durante um ano. Caso cubra totalmente as cicatrizes, você poderá tomar sol após 30 dias.

Atividade Física

A. Os movimentos dos braços podem ser realizados com algumas restrições desde o primeiro dia. Atividades comuns que não envolvem pegar peso em excesso ou fazer movimentos amplos com os braços podem ser realizados, tais como: escrever, manusear mouse ou teclado de computador, escovar os dentes, passar maquiagem dentre outra. A liberação dos movimentos mais amplos é gradativa e pode ser iniciada após uma semana da cirurgia.

B. Assim após duas semana pode dirigir, fazer caminhadas leves

C. Voltar a academia após três semanas, iniciar com as atividades com pouca amplitude, ou seja, movimentos curtos e sem peso ou com o mínimo de peso . Semanalmente vá aumentando o peso e a amplitude dos movimentos conforme sentir que sua recuperação permiti. Aumento do desconforto , dores , inchaço são sinais para reduzir ou parar temporariamente com as atividades.

D. Atividades mais pesadas, como corridas e musculação forte você atingirá após 40 a 60 dias.

E. Use essas orientações para retornar a atividades diversas que movimentem bastante os braços: danças, tênis, vôlei, basquete,…

O paciente deve estar ciente de que a forma e o tamanho das mamas vão se alterar durante os três primeiros meses após a cirurgia, devido à acomodação dos tecidos a à absorção do edema (inchaço), após esse período é que será considerado alguma necessidade de cirurgia complementar.

Caso você se sentir tão bem a ponto de esquecer-se de que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.

Na ocorrência de alguma complicação sofrem tanto o(a) paciente como o cirurgião e nessa situação é importante manter o princípio de nossa relação : “Cirurgião e paciente é uma equipe com o mesmo objetivo e assim, a relação deve basear-se em honestidade, sinceridade, amizade e confiança.” Principalmente quando a evolução de seu caso não progride como esperávamos a confiança precisa ser mantida para que seu cirurgião possa agir corretamente e no momento certo.

Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida procure a assistência médica mais próxima.

Abdominoplastia - Abdômen

Ao término da cirurgia você será mantida na cama em posição curvada, lembrando de manter essa posição por uma semana ao caminhar, ao sentar ou deitar.

Por duas semanas nunca esqueça de manter as pernas elevadas sempre que sentada ou deitada.

Lembre que o período de recuperação não significa ficar de repouso na cama , você deve levantar e caminhar dentro de casa varias vezes, fazer as refeições fora da cama,

A alimentação deve ser fracionada a cada 3 horas na primeira semana evitando grande volume em cada refeição, preferindo alimentos de fácil digestão e que estimulem o funcionamento intestinal, nada de refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gaseificadas.

Entre as refeições tome bastante água, observando que a urina deve ser bem clara nas primeiras duas semanas.

Caso o intestino não funcione adequadamente, pode tomar laxantes comuns.

Um dia após a alta do hospital você poderá retirar as faixas e algodão colocados na cirurgia, tomar banho com ajuda de alguém sentada em uma cadeira durante o banho. Não retire as fitas pregadas na pele sobre a cicatriz, apenas o curativo do umbigo. Siga as orientações sobre o curativo e cicatrizes.

O uso da malha deve iniciar após esse banho e deve retirá-la somente para o próximo banho, nas drenagens ou nos curativos, após 30 dias fica a seu critério o uso da malha. A principal observação é que a malha não pode fazer dobras de forma a marcar profundamente o abdômen, fato que se prolongado pode reduzir a circulação local e provocar complicações. Para evitar isso, existem placas protetoras que evitam que as dobras ocorram.

Se houver dreno será retirado entre 2 e 4 dias da cirurgia, aconselha-se iniciar drenagem linfática em seguida, 3 x semana, durante pelo menos 10 sessões, após isso pode passar para 2 x
semana por mais 10 sessões. Recomendamos que as drenagens sejam realizadas por profissionais indicados pelo Dr. André Venturelli

Em média , após duas semanas você estará liberada para dirigir e voltar ao trabalho dependendo da sua atividade e da sua recuperação.

O retorno à prática de exercícios físicos deve ser progressivo, iniciando com exercícios muito leves como caminhadas após 10 dias. Academia pode retornar após 30 dias iniciando com atividades com mínimo de peso e gradativamente ir aumentado. Geralmente atividades mais pesadas, como corridas e musculação forte você atingirá após 45 a 60 dias.

Caso você se sentir tão bem a ponto de esquecer-se de que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.

Na ocorrência de alguma complicação sofrem tanto o(a) paciente como o cirurgião e nessa situação é importante manter o princípio de nossa relação : “Cirurgião e paciente é uma equipe com o mesmo objetivo e assim, a relação deve basear-se em honestidade, sinceridade, amizade e confiança.” Principalmente quando a evolução de seu caso não progride como esperávamos a confiança precisa ser mantida para que seu cirurgião possa agir corretamente e no momento certo.

Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida
procure a assistência médica mais próxima.

Lipoescultura

No primeiro e segundo dia deve ter alguém ao seu lado sempre que for levantar pelo risco de apresentar tonturas, caso ocorra a pessoa ao seu lado deve sentar ou deitar você até a melhora completa.

Um dia após a alta do hospital você poderá retirar as faixas e algodão colocados na cirurgia, tomar banho com ajuda de alguem e em seguida vestir a malha compressiva. O tempo de uso da cinta é por 30 dias, após fica a seu critério o uso da malha. A principal observação é que a malha não pode fazer dobras de forma a marcar profundamente o abdômen, fato que se prolongado pode deixar marcas definitiva. Para evitar isso, existem placas protetoras que evitam que as dobras ocorram.

Tomar 3 litros de agua por dia na primeira semana e dois na segunda semana, observe sempre se a urina esta clara, se ficar amarelo forte/escuro você esta desidratada, isso não pode por duas semanas.

Lembre que o período de recuperação (duas semanas) não significa ficar de repouso na cama , você deve levantar e caminhar dentro de casa várias vezes, fazer as refeições fora da cama e nunca esqueça de manter as pernas elevadas sempre que sentada ou deitada.

A alimentação deve ser fracionada a cada 3 horas na primeira semana evitando grande volume em cada refeição e preferindo alimentos de fácil digestão e que estimulem o funcionamento intestinal, nada de refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Caso o intestino não funcione adequadamente, pode tomar laxantes comuns se necessário.

Você deve programar drenagem linfática para iniciar 3 a 4 dias após a cirurgia para melhor recuperação e definição dos resultados. Recomendamos que os tratamentos pós operatórios sejam realizados por profissionais indicados pelo Dr. André Venturelli.

O retorno à prática de exercícios físicos deve ser progressiva, iniciando com exercícios leves de academia e caminhadas após 10 dias e gradativamente ir aumentado a intensidade e freqüência. Geralmente atividades mais pesadas, como corridas e musculação forte você atingirá após 40 a 60 dias.

É importante evitar o aumento de peso e manter os cuidados com o corpo. A prática de exercício físico é crucial para evitar que as “gordurinhas” voltem, de forma a não comprometer o novo contorno adquirido na lipoescultura, de preferencia tenha um personal trainer.

Manter uma alimentação equilibrada é também fundamental para a manutenção dos resultados obtidos, para isso procure ajuda profissional (Nutricionista).

Prótese Glútea

Esta plástica chama-se gluteoplastia de aumento e é muito procurada pelos descendentes de japoneses, alemães, e italiano que pelo biótipo racial tem nádegas sem volume e pouco graciosas.

No aumento das nádegas a prótese de silicone é fabricada especialmente para esta finalidade.

Ao toque é quase impossível perceber a presença da prótese, o que dá um aspecto muito natural ao resultado.

É necessário um bom repouso na primeira semana. Pode sentar dois dias depois da cirurgia em local bastante acolchoado e não muito baixo.

Um dia de internação é suficiente. No começo (de quinze a sessenta dias) é possível um desconforto ao sentar, passado este período a prótese integra-se, sendo difícil até mesmo para a paciente palpar ou sentir a prótese.

Lifting Glúteo

Esta cirurgia visa modelar e levantar as nádegas, existem três tipos de lifting, conforme o tipo de problema, uma com cicatriz no sulco abaixo da nádega, e as outras duas com um corte escondido na marca do biquíni. Um deles chama Butterfly (borboleta) lifting, pois o desenho que o cirurgião deve fazer para realizar esta cirurgia parece uma asa de borboleta e resulta um corte que cabe num biquíni pequeno.

Os cuidados dos três tipos são bastante parecidos.

Evitar sentar em ângulo reto (ereta) por mais de uma semana, ao sentar faça-o esticada para não forçar os cortes, mantenha todas as fitas adesivas colocadas na área e não durma de barriga para cima até ser liberada (mais ou menos 10 dias).

Lifting Facial – Rejuvenescimento facial

Na plástica facial é usado curativo tipo capacete e eventualmente pontos em rede que são retirados depois de um a dois dias. Eles comprimem e imobilizam os tecidos, reduzindo as chances de sangramento e hematomas. Algumas vezes utilizamos um pequeno dreno, que é removido em torno de 24h. Os olhos normalmente não ficam tampados, recomendando-se apenas o uso de compressas de gazes embebidas em água fria sobre os olhos para diminuir a intensidade dos edemas (inchaços).

Banho: Os cabelos poderão ser lavados e penteados com cuidado após o segundo dia, tomando cuidado próximo a cicatrizes. É importante secar bem atrás da orelha. Mantenha o couro cabeludo bem limpo e seco.

Pode usar secador de cabelo no frio.

As tinturas de cabelo só poderão ser feitas depois da terceira semana.

Lave os olhos com soro fisiológico 3 x dia por 3 dias.

É comum a face ficar inchada e com manchas roxas principalmente nos primeiros dias,
especialmente na região ao redor dos olhos, orelhas e pescoço. Não se preocupe. Após o terceiro dia esse inchaço vai diminuindo. É normal também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

O fumo é um grande inimigo da cirurgia de lifting da face. Ele diminui o fluxo do sangue até à pele. Portanto, apague esta ideia! Nada de cigarro por pelo menos 15 dias antes da cirurgia e 15 dias depois.

A maquiagem deve ser evitada por pelo menos dez dias. Depois deste período pode usar desde que seja leve, porém aumente o cuidado para retirá-la. Lave o rosto delicadamente com água e sabão neutro liquido ou tirar a maquiagem cuidadosamente com lenço umedecido específicos.

Evite a exposição ao sol por dois meses após a cirurgia. É indispensável aplicar bloqueador solar no rosto todas as vezes que se expor ao sol.

Não use brincos na primeira semana.

Evite sair de casa por 7 dias, ao deitar mantenha sempre a cabeça e o tronco elevados.

Durma de barriga para cima ou de lado. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Lembre que é proibido passar muito tempo deitada, você precisa caminhar varias vezes ao dia em casa e sempre que deitar manter as pernas elevadas nas primeiras 2 semanas.

Nos primeiros três dias procure falar pouco, ficar longe do telefone e nada de sorrir em excesso, para evitar aumento do inchaço e sangramento.

Por uma semana não beba bebidas alcoólicas, prefira alimentos pastosos ou macios, que não exijam muita mastigação.

Quando precisar virar a cabeça o faça com o corpo inteiro, evitando inclinar apenas a cabeça.

Evitar Relações sexuais por uma semana.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana. Ginástica, só depois de um mês. Dirigir, pode após uma semana.

Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida procure a assistência médica mais próxima.

Blefaroplastia - Pálpebras

O pós-operatorio das pálpebras é bastante simples, o cuidado maior é diminuir o inchaço das pálpebras.

É bastante frequente uma mancha roxa nas pálpebras. O uso de Hyrudoid Gel ajuda a melhorar este aspecto.

Nos primeiros dias pode haver à possibilidade de você dormir, sem perceber, com os olhos abertos, o que pode ocasionar complicações oculares, não descuide. Se acordar com sensação de secura nos olhos ou sensação de areia são sinais do início desta complicação. Para diminuir o risco desta complicação, use ao dormir pomada oftalmológica Epitezan nos olhos e oclua por dois dias com gaze úmida, fixando esta gaze com fita micropore. O uso de gelo é aconselhado por 2 dias em períodos intermitentes. Durma com a cabeceira elevada e evite dormir de lado.

Após 7 dias uma maquiagem suave já pode ser feita na pálpebra. Como na cirurgia facial comprima coma polpa digital, todos os nódulos ou placas, após a 1° semana.

Evite excesso de leitura, TV, trico ou crochê e ao fazê-lo, ponha o objeto a ser olhado, na altura dos olhos, para evitar olhar por tempo prolongado para baixo.

Use somente o creme hidratante que está habituado a usar e em quantidades mínimas alterne o hidratante com hyrudoid (hidratente á noite – Hyrudoid durante o dia).

Otoplastia - Orelhas

Após a retirada do capacete de curativo no 2º dia, você passa a ter vida normal, use porém uma faixa de tenista na cabeça ou mesmo um lenço enrolado ou qualquer outra faixa para manter suas orelhas junto ao crânio. A noite use touca na cabeça, este cuidado permanece por 15 dias.

Os pontos são retirados entre o 7º e 10º dia, até lá a cabeça pode ser lavada normalmente, secando bem atrás das orelhas com gazes ou cotonetes.

Rinoplastia - Nariz

Observe que enquanto estava no leito do hospital a cabeceira da cama estava levemente inclinada, mantenha esta posição em casa por uma semana, utilize cobertores e edredons para construir essa elevação, não basta colocar apenas travesseiros, o tronco todo deve ser elevado – as costas e a cabeça.

Você pode dormir de barriga para cima ou numa posição quase de lado, desde que o nariz não seja pressionado/deslocado pelo travesseiro;

Durante os primeiros 3 dias faça compressa gelada nas pálpebras inferior utilizando bolsa ou saco com gelo ou soro gelado sobre gazes. Isto deve ser feito de forma intensiva: no mínimo 6 vezes ao dia por 30 minutos. Quanto mais vezes esta terapia for feita, mais rápida será a sua recuperação, menos inchaço (edema) e menos roxo (Equimose/Hematoma).

Pequenos sangramentos são comuns após a rinoplastia, principalmente nos primeiros 2 dias. Se houver sangramento, procure repousar com o tronco elevado e troque a gaze colocada embaixo do nariz quantas vezes julgar necessário. Se o sangramento continuar ou aumentar, ligue para o seu medico. Para evitar sangramentos, não "assopre" o nariz com força. Tente não espirrar; se isto for inevitável, tente fazê-lo pela boca;

NÃO retirar, mexer ou molhar o curativo até o seu retorno.

NÃO faça esforço físico significativo, não abaixe a cabeça para pegar objetos no chão por 2 semanas

NÃO tomar sol por 1 mes após a cirurgia. Após este período, a exposição pode ser realizada desde que o paciente aplique um filtro solar com FPS maior ou igual a 30 nos locais operados;

Evite qualquer traumatismo sobre o nariz por pelo menos 2 meses após a rinoplastia, cuidado ao cumprimentar as pessoas com beijinhos.

Uma sensação de cansaço é esperada neste período, especialmente devido ao inchaço nasal interno.

Após a cirurgia, procure evitar alimentos que necessitem de mastigação excessiva por 1 semana. Prefira alimentos leves e pastosos frios/mornos. Não há restrição quanto ao tipo de alimento;

Você pode escovar os dentes cuidadosamente na manhã seguinte à rinoplastia. Evite fio dental por 4 dias.

Procure utilizar roupas com botões, devido à facilidade de colocação e retirada

Você pode utilizar lentes de contato assim que o inchaço permitir a sua inserção; isto ocorre normalmente após 5-7 dias.

Durante as primeiras 2 semanas, mantenha a parte interna das narinas limpas utilizando soro frio e cotonete embebido em água oxigenada.

Não tente remover crostas profundas. Estas serão removidas no consultório pelo médico;

O curativo e pontos externos são removidos no consultório após 5-7 dias. Em alguns casos, um novo curativo (apenas de fita adesiva) poderá ser confeccionado pelo médico e deverá ser mantido por mais 4 a 7 dias;

Após a remoção do curativo, não utilize óculos ou qualquer objeto que fique apoiado no nariz por pelo menos 1 meses. Caso necessário os óculos podem ser fixados na testa com fita adesiva;

Você pode utilizar cremes hidratantes na face já no dia seguinte à rinoplastia. Estes hidratantes devem ser neutros e não devem possuir ácidos na formulação;

O retorno ao trabalho é permitido após 1 semana ou 2 semanas quando existir certos esforços.

As atividades físicas, inclusive relação sexual, devem ser evitadas por 2 semanas, já que o aumento do fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, você poderá retomar a sua rotina de atividades esportivas gradativamente. Após 1 mês, atividades intensas (corrida, spinning, etc.) já podem ser realizadas. QUALQUER esporte com risco de traumatismo nasal (ex. esportes de contato e modalidades com bola) devem ser evitados por pelo menos 2 meses;

A análise do resultado final requer paciência. Alguns resultados parecem excelentes após 1-2 meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa. Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após 1 anos. Por isso, é absolutamente fundamental que você evite analisar o resultado precocemente. Afinal, o inchaço tenderá a distorcer o formato do nariz.

Outras Cirurgias

A cirurgia plástica moderna conta com recursos até pouco tempo imagináveis. E muitosproblemas hoje tem solução. Consulte-nos caso o seu problema não esteja entre estas cirurgias que relatamos.

Ginecomastia, Cirurgia do Braço ou da Coxa, Silicone no Queixo, bioplastia , Botox, cicatrizes e correção de defeitos congênitos, são outras que efetuamos.

Qualquer dúvida, ligue ao consultório. As recomendações do pós – operatório tardio serão dadas nos retornos de controle.

"As pessoas buscam através da Cirurgia Plástica uma melhor harmonia entre seu corpo e seu próprio interior. Cabe ao cirurgião realizar a intervenção, mas cabe a cada paciente o zelo, o cuidado devido que tal procura requer."

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 16 3632-5534

Whatsapp: 16 9 9797-4006 - para agendar consulta

WhatsApp: 16 9 9605-4085 - para tirar dúvidas