Orientações específicas para cada cirurgia

Mamaplastia e Próteses Mamárias

Após a alta hospitalar você estará com faixa e algodão na região peitoral, mantenha até o dia seguinte quando podem ser retiradas, mantendo as fitas de micropore pregadas nos seios, elas estarão manchadas de sangue, não retire, nem troque.

Após 24 hs você pode tomar banho com ajuda de alguém, pode molhar o curativo, mas não faça nada na região operada, não ensaboe as fitas de micropore nem as retirem, estas fitas podem ser molhadas mas evite excessos, pequenas quantidades de secreção pela cicatriz são observadas no curativo e é normal nos primeiros dias. Siga as orientações descritas na página de orientações com o curativo.

O uso de soutien pós-operatório é recomendável a partir deste momento (após o primeiro banho) até o primeiro mês, após esse período fica a seu critério. Caso tenha algum evento que queira usar outro no primeiro mês, procure soutien com tecido fino, macio, sem arame, com elasticidade e pouca ou nenhuma costura.

Ao deitar não é permitido de barriga para baixo, apenas de barriga para cima e de lado sem apoiar seu peso nos seios. Na primeira semana procure manter o tronco ligeiramente elevado ao deitar como na cama do hospital, faça isso colocando cobertores na cabeceira da cama elevando seu tronco ao deitar.

Faça 3 dias de repouso mais rigoroso após a operação, mas isso não significa ficar deitada na cama o dia todo, o que na verdade é proibido.

Você deve levantar da cama e caminhar várias vezes ao dia, faça as refeições na mesa, assista televisão na sala, assim fará você se movimentar o necessário. Isso previne trombose nas pernas.

Atividades comuns que não envolvem pegar peso em excesso ou fazer movimentos amplos com os braços podem ser realizados, tais como: escrever, manusear mouse ou teclado de computador, escovar os dentes, passar maquiagem, dentre outras.

Não erguer os braços em excesso; o cotovelo não pode ultrapassar a altura dos ombros.

A limitação é para movimentos que suporte pesos excessivos ou que façam movimentos amplos com os braços. A liberação destes movimentos é gradativa e pode ser iniciada após duas semanas da cirurgia.

Assim, após duas semanas pode dirigir, fazer caminhadas leves e até voltar a academia, mas iniciar com as atividades com pouca amplitude, ou seja, movimentos curtos e sem peso ou com o mínimo de peso e semanalmente vá aumentando o peso e a amplitude dos movimentos conforme sentir que sua recuperação permiti. Seu corpo comunica-se com você causando aumento do desconforto, dores, inchaço esses são sinais para reduzir ou parar temporariamente com as atividades.

Geralmente atividades mais pesadas, como corridas e musculação pesada, você atingirá após 45 a 60 dias. Use essas orientações para retornar a atividades diversas que movimentem bastante os braços: danças, tênis, vôlei, basquete, ou seja , gradativamente vá acrescentando atividades e observando as mensagens do seu corpo.

Caso você se sentir tão bem a ponto de esquecer-se de que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.

O paciente deve estar ciente de que a forma e o tamanho das mamas vão se alterar durante os três primeiros meses após a cirurgia, devido à acomodação dos tecidos, à absorção do edema (inchaço). Qualquer reavaliação deve ser após esse período.

Evitar a exposição solar das cicatrizes, durante um ano. Caso cubra totalmente as cicatrizes, você poderá tomar sol após 30 dias.

Na ocorrência de alguma complicação, sofrem tanto o (a) paciente como o cirurgião e nessa situação é importante manter o princípio de nossa relação: “Cirurgião e paciente é uma equipe com o mesmo objetivo e assim, a relação deve basear-se em honestidade, sinceridade, amizade e confiança.” Principalmente quando a evolução de seu caso não progride como esperávamos, a confiança precisa ser mantida para que seu cirurgião possa agir corretamente e no momento certo.

Qualquer necessidade de auxílio médico referente ao serviço prestado durante o período de tratamento deverá ser realizado pelo Dr André Venturelli, em casos emergenciais com risco de vida procure a assistência médica mais próxima.

Adbdominoplastia - Abdômen

A técnica que utilizamos é a lipoabdominoplastia e consiste em uma associação de lipoaspiração e uma plástica de abdômen, na mesma operação. Isto dá um resultado mais bonito e efetivo.
No pós-operatório imediato haverá inchaço. Sua regressão se iniciará lentamente após a primeira semana com as drenagens linfáticas que deverão ser iniciadas entre 5 e 7 dias após a cirurgia 3 vezes na semana completando pelo menos 20 sessões.

As manchas roxas também tendem a desaparecer lentamente, após um período de 2 semanas.

Caminhar algumas vezes ao dia por 10 a 15 minutos dentro de casa é importante na prevensão de trombose.

Ao dormir use dois travesseiros sob o joelho e os pés devem sempre ficar mais alto que o joelho. Levante cabeceira com um almofadão ou travesseiros sob o colchão, como na cama do hospital. Não esqueça que é fundamental não caminhar ereta na 1º semana, mas sim levemente arqueada na altura dos quadris. Ao sentar não flexionar muito o corpo. Procurar sentar para trás. Não aproximar o seio do joelho.

Na 1º semana, faça a massagem no abdômen, perto da cicatriz, dedilhando levemente um pouco acima da cicatriz, isto ajuda a melhorar a circulação de sangue no local e evita problemas.

Cuide bem do seu novo umbigo, limpe-o com cotonete seco e reponha o curativo do umbigo, que é feito com uma gaze em forma de um cone, empurrando o umbigo para a profundidade.

Evite excessos e repouse bastante, isto é muito importante para evitar edema, que ás vezes é significativo. Mesmo em repouso movimente as pernas para evitar trombose.

Sol, somente após 2 meses. O uso da cinta é fundamental por um mês.

Fazer depilação da região pubiana (frontal) dois dias antes da cirurgia.

Lipoescultura: Particularmente em lipoaspiração nas costas, um ponto de drenagem entre os glúteos é deixado aberto para reduzir o inchaço e hematomas do corpo e apresentará drenagem nesta região nos primeiros dias.

Abdominoplastia: Geralmente é deixado dreno na parte pubiana frontal que sugará pequena quantidade de sangue. Os drenos serão retirados do 2° ao 6° dia na maioria dos casos

Lipoescultura

A Lipoescultura consiste em retiramos os excessos de gordura das áreas de acúmulos que não regridem o suficiente mesmo com as atividades físicas. As cicatrizes são íntimas (menos de meio centímetro), e costumam quase desaparecer com alguns meses.

A recuperação é diretamente proporcional ao tamanho da lipoaspiração realizada, quanto maior mais demora.

Podemos resumir duas proibições importantes para o sucesso da cirurgia.

  1. Se o abdômen foi aspirado a postura ereta deve ser mantida a todo custo, para evitar as dobras que ocorrem quando a pessoa senta um pouco curvada e que causa dobras na pele e na gordura recém aspirada.
  2. Não use roupas que apertem como jeans, calcinhas com elástico, cintos, etc..., as marcas podem ser definitivas.

Abster-se de exercícios físicos (ginástica, caminhada, etc) por 3 semanas.

Use Hyrudoid Gel nas manchas roxas assim que retirar as fitas.

O uso da cinta é recomendado por 30 dias. A dispensa da cinta ocorrerá segundo a evolução do caso.

As manchas roxas costumam desaparecer com 15 dias, caso não acontecer, insista com o uso frequente de Hyruodoid Gel.

Os cuidados com o sol são obrigatórios por mínimo dois meses, ou seja, um mês após o desaparecimento por completo das manchas roxas que são comuns na operação. Os pontos são retirados em média com sete dias.

Outras recomendações: Fazer depilação da região pubiana (frontal) dois dias antes da cirurgia.

Lipoescultura: Particularmente em lipoaspiração nas costas, um ponto de drenagem entre os glúteos é deixado aberto para reduzir o inchaço e hematomas do corpo e apresentará drenagem nesta região nos primeiros dias.

Prótese Glútea

Esta plástica chama-se gluteoplastia de aumento e é muito procurada pelos descendentes de japoneses, alemães, e italiano que pelo biótipo racial tem nádegas sem volume e pouco graciosas.

No aumento das nádegas a prótese de silicone é fabricada especialmente para esta finalidade.

Ao toque é quase impossível perceber a presença da prótese, o que dá um aspecto muito natural ao resultado.

É necessário um bom repouso na primeira semana. Pode sentar dois dias depois da cirurgia em local bastante acolchoado e não muito baixo.

Um dia de internação é suficiente. No começo (de quinze a sessenta dias) é possível um desconforto ao sentar, passado este período a prótese integra-se, sendo difícil até mesmo para a paciente palpar ou sentir a prótese.

Lifting Glúteo

Esta cirurgia visa modelar e levantar as nádegas, existem três tipos de lifting, conforme o tipo de problema, uma com cicatriz no sulco abaixo da nádega, e as outras duas com um corte escondido na marca do biquíni. Um deles chama Butterfly (borboleta) lifting, pois o desenho que o cirurgião deve fazer para realizar esta cirurgia parece uma asa de borboleta e resulta um corte que cabe num biquíni pequeno.

Os cuidados dos três tipos são bastante parecidos.

Evitar sentar em ângulo reto (ereta) por mais de uma semana, ao sentar faça-o esticada para não forçar os cortes, mantenha todas as fitas adesivas colocadas na área e não durma de barriga para cima até ser liberada (mais ou menos 10 dias).

Lifting Facial – Rejuvenescimento facial

Na cirurgia do lifting, o bom resultado não depende da quantidade de pele a ser retirada, mas sim da direção para onde puxamos, por isso sempre tracionamos, dando a cirurgia um resultado mais duradouro e bonito, e sempre respeitando e embelezando os traços fisionômicos dos pacientes.

Após a cirurgia não fique na cama. Para repousar durante o dia evite fazê-lo completamente deitada, uma poltrona ou uma cadeira do papai mantém a cabeça elevada e evita o inchaço. Evite dormir de lado, quando for ver TV ou ler, coloque o objeto a ser visto na altura da linha dos olhos e não olhando para baixo. Tricô, Crochê e trabalhos manuais, que forcem o olhar para baixo, são proibidos.

A partir da 1º semana massageie todos os nódulos endurecidos e manchas roxas que encontrar. Esta massagem deve ser feita simplesmente comprimindo o endurecimento encontrado com polpa digital, usando Hyrudoid gel.

Uma maquiagem leve já pode ser usada no final da 1ª semana. O uso de creme hidratante é importante só a partir da segunda semana, porém em mínimas quantidades; use o creme que está habituado, pois podem ocorrer alergias e alterne com hyrudoid nas manchas roxas.

Caso notar inchaço excessivo diminua o tempo na cama, durma com a cabeceira bem elevada, e faça compressas com água mineral gelada.

Você poderá lavar sua cabeça e isto deve ser feito diariamente tendo o cuidado de esfregar os pontos com a polpa dos dedos para mantê-los limpos e livre de crostas. Use seu shampoo habitual e não use secador muito quente, mas sim levemente morno ou frio.

É normal perda parcial temporária de sensibilidade na testa e perto da orelha, não estranhe, haverá recuperação lenta, mas completa.

É interessante não cortar o cabelo antes da cirurgia, deixe para fazê-lo na 2º semana de pós operatório. Tinja o cabelo uma semana antes ou 25 dias depois. Não o faça na véspera, o cabelo recém tingido e recém cortado é mais duro e quebradiço e atrapalha a cirurgia.

Blefaroplastia - Pálpebras

O pós-operatorio das pálpebras é bastante simples, o cuidado maior é diminuir o inchaço das pálpebras.

É bastante frequente uma mancha roxa nas pálpebras. O uso de Hyrudoid Gel ajuda a melhorar este aspecto.

Nos primeiros dias pode haver à possibilidade de você dormir, sem perceber, com os olhos abertos, o que pode ocasionar complicações oculares, não descuide. Se acordar com sensação de secura nos olhos ou sensação de areia são sinais do início desta complicação. Para diminuir o risco desta complicação, use ao dormir pomada oftalmológica Epitezan nos olhos e oclua por dois dias com gaze úmida, fixando esta gaze com fita micropore. O uso de gelo é aconselhado por 2 dias em períodos intermitentes. Durma com a cabeceira elevada e evite dormir de lado.

Após 7 dias uma maquiagem suave já pode ser feita na pálpebra. Como na cirurgia facial comprima coma polpa digital, todos os nódulos ou placas, após a 1° semana.

Evite excesso de leitura, TV, trico ou crochê e ao fazê-lo, ponha o objeto a ser olhado, na altura dos olhos, para evitar olhar por tempo prolongado para baixo.

Use somente o creme hidratante que está habituado a usar e em quantidades mínimas alterne o hidratante com hyrudoid (hidratente á noite – Hyrudoid durante o dia).

Otoplastia - Orelhas

Após a retirada do capacete de curativo no 2º dia, você passa a ter vida normal, use porém uma faixa de tenista na cabeça ou mesmo um lenço enrolado ou qualquer outra faixa para manter suas orelhas junto ao crânio. A noite use touca na cabeça, este cuidado permanece por 15 dias.

Os pontos são retirados entre o 7º e 10º dia, até lá a cabeça pode ser lavada normalmente, secando bem atrás das orelhas com gazes ou cotonetes.

Rinoplastia - Nariz

Os cuidados da plástica de nariz são muitos. Apesar da aparência inchada, das manchas roxas dos olhos e do gesso no nariz, praticamente não há dor após as primeiras 12 horas.

Cuide para que os olhos percam rapidamente o inchaço e para isso, use uma bolsa de gelo envolvida em toalha fina nos olhos por 3 dias, e Hyrudoid Gel por uma semana, use vários travesseiros para elevar a cabeceira e não durma de lado, durante o dia, evite ficar na cama.

Geralmente tampões obstruem a respiração por dois dias, tenha paciência, ligue umidificador no quarto e pigue soro fisiológico varias vezes nas narinas.

Após a retirada dos tampões as narinas podem ser limpas com cotonete embebido com água corrente ou soro, isto ajuda a soltar as crostas e facilita a respiração. Assue o nariz diariamente e suavemente, ao fazê-lo obstrua um dos lados com a polpa do polegar. Descongestionante infantil ou soro fisiológico podem ser usados várias vezes ao dia para evitar ressecamento e desobstruir as narinas.

O gesso ou protetor nasal externo é retirado 7 dias de pós operatório, podendo ser trocado por uma fita adesiva que permanece por mais alguns dias.

Por 2 meses evite sol quente, exercícios forçados, pancadas e não durma de bruços para não forçar o nariz contra o travesseiro. O uso de óculos também é proibido por 2 semanas.

Outras Cirurgias

A cirurgia plástica moderna conta com recursos até pouco tempo imagináveis. E muitosproblemas hoje tem solução. Consulte-nos caso o seu problema não esteja entre estas cirurgias que relatamos.

Ginecomastia, Cirurgia do Braço ou da Coxa, Silicone no Queixo, bioplastia , Botox, cicatrizes e correção de defeitos congênitos, são outras que efetuamos.

Qualquer dúvida, ligue ao consultório. As recomendações do pós – operatório tardio serão dadas nos retornos de controle.

"As pessoas buscam através da Cirurgia Plástica uma melhor harmonia entre seu corpo e seu próprio interior. Cabe ao cirurgião realizar a intervenção, mas cabe a cada paciente o zelo, o cuidado devido que tal procura requer."