Pós Consulta

Leia com Atenção

Os dados abaixo visam dar orientações desde os procedimentos seguintes à consulta até orientações do pós-opetarório das cirurgias mais frequentes, de maneira que diminuam as dúvidas que nossos pacientes mais apresentam. Leia com atenção principalmente o tópico referente à cirurgia proposta ao seu caso.

Segue abaixo o Sumário dos Subitens:

A decisão - A data - Os exames - O anestesista

  •  O primeiro passo após sua consulta médica é tomar a decisão de ser submetida ao procedimento proposto, considere tudo que conversou com a cirurgião, avalie as opções propostas e só tome a decisão quando estiver certa da sua escolha.
  •  Decidido pelo procedimento, avalie a data melhor para ser realizada e agende o dia, considere o prazo de recuperação, o trabalho, os filhos e o momento de vida, agende no período que julgar melhor para você com nossas secretárias.
  •  Providencie os exames e agende uma avaliação com o anestesista, nossa secretária lhe orientará nesse agendamento.
  • Contate nossas secretárias ou agende um retorno para esclarecer suas dúvidas se necessário.

Os exames

  • Exames laboratoriais de rotina são solicitados junto com alguns exames específicos que podem variar conforme o porte da cirurgia, a idade ou patologias prévias apresentadas pela paciente.
  • Nas cirurgias mamarias poderá ser pedido mamografia ou USG. Acima dos 40 anos uma avaliação cardíaca é acrescentada.

Avaliação com o anestesista

  • Uma avaliação com o anestesista faz parte da rotina pré operatória.
  • Responda, sem omitir nada, todas as perguntas do anestesista, comunique sobre os medicamentos que tiver utilizando e sobre o uso de drogas, não esqueça nada. Siga as orientações de continuar ou suspender a medicação conforme o anestesista informar.
  • Evite uso de medicamentos que contenham A.A.S ( Ácido Acetil Salicídico) e Ginkobiloba de forma contínua pelo menos por uma semana antes da data marcada. Os medicamentos para emagrecer também devem ser abandonados uma semana antes. Roacutan deve ser abandonado 30 dias antes da cirurgia e não pode ser usado por 10 dias após a cirurgia. Evite anti-inflamatórios 3 dias antes.
  • No dia da cirurgia traga com você todos os medicamentos que estiver tomando, especialmente os de controle de pressão arterial, diabetes, para o coração, asma etc e mesmo os que usa esporadicamente, como os remédios para enxaqueca, colírios, cólicas menstruais etc.

Os tipos de anestesia

Anestesia local com sedação

Nesta, a anestesia é local, igual á usada pelo dentista, porém o paciente é sedado pelo anestesista e dorme enquanto é operado. O anestesista além de sedar, controla o pulso, a pressão e todos os sinais vitais do paciente através de monitores eletrônicos.

Pálpebras, orelha em abano, prótese de queixo, lipoaspiração de mento ou tumores de pele e cicatrizes, são exemplos de operações feitas com anestesia local e sedação.

As operações corporais de pequeno ou médio porte do corpo também podem ser feitas com anestesia local e sedação como algumas mamoplastias, pequenas lipoaspirações, próteses mamárias etc.

Anestesia peridural ou raquidiana

As cirurgias corporais maiores são realizadas com anestesia peridural, a mesma anestesia usada nas cesarianas, apendicite etc. A anestesia é feita com paciente sedado e quase dormindo, portanto dificilmente você lembrará ou sentirá a anestesia. O anestesista permanece o tempo da operação monitorando seus sinais de pulso, pressão arterial etc, por aparelhos. O paciente dorme todo o tempo da operação e também durante parte do tempo que permanece na recuperação.

Anestesia Geral

Em algumas cirurgias pode estar indicado anestesia geral como as cirurgias de nariz, face e algumas cirurgias associadas. Neste tipo de anestesia é associado anestesia local para reduzir a dor no pós operatório. Os medicamentos são de efeitos rápidos, sendo que você acorda logo depois da anestesia.

Preparação para a Cirurgia

Dias antes da cirurgia

Nos 3 dias que antecedem a cirurgia procure ter uma alimentação saudável, evite participar de festas agitadas, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água). Se apresentar algum sintoma tipo febre, dor de garganta, tosse, etc, avise seu médico imediatamente. Caso tenha alguma dúvida procure solucioná-la com seu cirurgião o mais cedo possível.

O jejum para a Cirurgia

Toda e qualquer cirurgia, independente do tipo de anestesia deve ser feita com jejum de no mínimo 08 horas antes da cirurgia. O jejum inclui não somente alimentos, mas também líquidos, portanto uma pequena xícara de cafezinho ou pequeno copo de água também são proibidos, assim com balas, chicletes e pirulito. Caso tenha consumido algo, o anestesista deve ser avisado.

No dia da cirurgia

No dia da cirurgia programe-se para não atrasar no horário de internação, esteja no hospital 1 hora antes do horário marcado para cirurgia. As cirurgias podem atrasar para começar quando não são no primeiro horário do dia, tenha paciência e compreensão para manter-se tranqüila até o momento da cirurgia.

Não passar cremes no corpo, não usar esmalte ou base nas unhas de mãos e pés. Trazer objetos de uso pessoal (escova, pasta, chinelo,...). Não trazer jóias ou objetos de valor. Não esqueça de levar roupas largas com abertura na frente e com elástico, assim não terá dificuldade ao se vestir devido á limitação de alguns movimentos ou pelo tamanho do curativo que muitas vezes tem camada espessa de algodão.