Próteses Mamárias - Implante De Silicone Nos Seio

Próteses Mamárias - Implante De Silicone Nos Seio

Procedimentos Corporal Cirúrgico - Aumento de Seios

A mamoplastia de aumento ou Implantes de silicone mamários ou popularmente conhecido como Próteses mamárias, tornou-se a cirurgia mais realizada em nosso serviço. A grande procura é decorrente de mais de 20 anos de experiência com as mais diversas técnicas (subglandular, retro-muscular, sub-fascial, Duplo lumen), os mais variados acessos (areolar, axilar, sulco mamario, umbilical, abdominal) e uso das diferentes próteses, seja em formato, perfil, modelo e tamanho.

O nome correto é implantes de silicone, mas devido ao constante uso popular o nome da cirurgia como próteses mamárias ficou mais conhecido, sendo amplamente utilizado.

Indicação cirúrgica

A cirurgia tem como finalidade melhorar a projeção, o contorno e as proporções das mamas, possibilitando a utilização de roupas com decote e o fim da necessidade de “esconder” o corpo ou de utilizar recursos como sutiãs com enchimento.

As mamas são vistas por muitos como um indicativo fundamental de feminilidade ou um atrativo sexual e cada vez mais valorizado na cultura ocidental.

O implante de silicone nos seios é indicada na maioria das vezes para pacientes que têm mamas pequenas ou que de alguma forma desejam o aumento dos seios ou relançar resultados de pacientes que se submetem a suspensão mamária, comum após a gravidez, a amamentação, cirurgia para redução mamária anterior, após importante perda de peso ou por características genéticas. Amplamente estudada, os implantes não interferem na amamentação e muito menos possuem alguma relação com câncer, estudos mostraram que quem tem implantes mamários quando acometidos por um câncer, esses são diagnosticados mais precocemente pelo fato de se examinarem com maior frequência.

A avaliação clínica

Às vezes tratada como uma cirurgia simples, pois na maioria dos casos a técnica utilizada proporciona segurança, rápida recuperação e ótimos resultados, deve-se ter muito critério na indicação do implante e da técnica, seja no formato, tipo de capsula do implante, local da incisão, posição de inclusão dos implantes subglandular, sub-fascial ou retro muscular e principalmente no tamanho.

Na avaliação pelo do cirurgião será observado a característica do tecido mamário, assim como as dimensões e formatos que a mama apresenta antes da cirurgia para indicar a melhor técnica a ser empregada e a prótese mais indicada para cada caso.

Escolha dos Implantes

A escolha dos implantes (próteses) é o ponto principal, dentre 18 marcas hoje dispiníveis no mercado, mais de 500 tamanhos e formatos diferentes, a escolha leve em consideração os vários fatores para atingir o resultado mais próximo do esperado e do possivel.

O Instituto da Prótese Mamária dispoe de todas as marcas, tamanhos e formatos, mas a escolha da prótese ideal dependerá do seu biotipo, suas medidas corporais e seus desejos.

O cuidado maior é com as pacientes que procuram tamanhos muito além do indicado pelos parametros individuais, toda paciente é avaliada quanto a largura torácica, largura da base mamária, distância do mamilo dos ombros e da linha mediana, volume e distribuição do tecido mamario prévio, presença de cirurgias anteriores e por último, devemos ouvir e aconselhar sobre os desejos pessoais.

Os parâmetros avaliados nos levam ao implante próximo do ideal, que podemos alterar dentro de alguns limites de segurança dependendo do desejo da paciente, mas sempre informando o que acarreta essa mudança.

Técnica Cirurgica

A localização da incisão e o posicionamente dos implantes subglandulares ou retro musculares são escolhas que dependem de características físicas pessoais e o resultado desejado.  

Em alguns casos pode ser necessário a retirada do excesso de pele para obter um resultado mais harmonioso com a colocação da prótese de silicone. Também pode ser necessário a correção de assimetrias entre as mamas, muito frequentes nas mulheres.

Anestesia

No Instituto da Prótese a cirurgia é realizada com anestesia local sendo a anestesia mais simples e que oferece o maior conforto pós operatório além de uma recuperação mais rápida, voltando para casa cerca de 3 horas após o término do procedimento.

A anestesia é uma associação de sedação e anestesia local, ou seja, a paciente dorme durante todo procedimento, como hoje é feito em exames de endoscopia, excluindo os riscos da anestesia geral ou peridural.

Cirurgia e Pós Operatório Imediato

O procedimento leva em torno de 60 minutos, logo após a paciente permanecerá por 3 ou 4 horas na sala de recuperação quando recebe alta hospitalar e caso necessite de qualquer outra orientacao após a alta, uma linha de contato telefônico é mantido 24 hs vigilante.

Geralmente não há colocação de drenos ou a necessidade de retirada de pontos.

No dia seguinte a paciente pode tomar banho e vestir uma malha de pós operatório apropriada para as primeiras 3 semanas, depois deste período volta a utilizar sutiens de sua preferência.

A paciente retorna no pós operatório dias após para observação da evolução cicatricial, edema (inchaço) e resultado.

Necessidade de Trocas

Os implantes mamários não duram obrigatoriamente para toda vida, sendo necessária, algumas vezes, a troca de implante por outros, mas atualmente não indicamos a troca a cada 10 anos como se preconizava uns anos atrás, hoje indicamos exames complementares de imagens anualmente e uma provável troca somente se houver alterações que a justifiquem, fato que acontece em 1 a 2 % dos casos quando o implante e a técnica utilizada foram corretamente indicados.

Uma das razões de trocar a prótese é se ela romper, a ruptura dos implantes é muito rara, geralmente não há sintomas e o diagnóstico se dá como um achado durante exames de imagem, requer troca cirúrgica do implante de forma eletiva , programada, pois a princípio o único dano que pode advir é estético, que pode não ser notado.

A outra razão de indicar a troca da prótese ou das próteses é que o tecido cicatricial que normalmente se forma ao redor do implante pode apertar e espremer o implante. Isto pode ocasionar endurecimento da mama, dor e, em casos severos, prejuízo no aspecto estético da mama. As próteses e técnicas quando corretamente indicadas raramente apresentam essas alterações.

Tanto a ruptura como a contratura podem acontecer em 1 a 2 % dos casos se ocorrerem, as próteses utilizadas pelo Intituto da Protese Mamária tem garantia vitalícia para reposição dos implantes.

Avaliação Especializada

As avaliações ocorrem na rua João Penteado , 286 no Bairro Sumaré em Ribeirão Preto –SP, também podem escolher a avaliação pelo Instituto Andre Venturelli que tem o valor da consulta subsidiada em torno de 40%, outra forma é participar da Palestra Interativa sobre Proteses Mamarias no Instituto e para pacientes que por algum motivo não possam comparecer a uma consulta no momento, podem passar por consulta virtual. O agendamento do dia e horário se faz normalmente, ligue para 16 – 36325534 e agende com a secretaria Daniela no Instituto André Venturelli

A Consulta Virtual é feita por telefone ou por Skype, sendo ideal para pacientes que residem distantes e desejam uma pré-avaliação e orçamento de seu caso, geralmente dura 15 a 35 minutos sendo necessário que envie fotos por e-mail com antecedência. A consulta Virtual não dispensa a avaliação presencial que será programada antes da cirurgia.

Outra forma de ter essas informações é participar das palestras que ocorrem no Instituto com turmas de 12 pessoas, para participar basta se inscrever pelo fone 16 – 36325534 com a secretaria Daniela.