Rinoplastia - Cirurgia Plástica no Nariz

Rinoplastia - Cirurgia Plástica no Nariz

Caso queria esclarecer mais alguma dúvida utilize esse contato de WhatsApp: 16 99605-4085

Procedimento Cirúrgico - Nariz (Rinoplastia)

Rinoplastia Estruturada


Rinoplastia é o nome da cirurgia plástica de nariz que por muitos anos foi uma cirurgia basicamente redutora, as técnicas reduziam estruturas ósseas e cartilaginosas a fim de criar harmonia com a face da(o) paciente.

Assim como todo ramo da medicina evolui, quanto mais conhecemos a anatomia e a fisiologia de determinada estrutura, mais fica claro o que está certo e o que estava errado. A cirurgia de nariz que antes subtraía, hoje acrescenta.

O nariz sofre a ação de forças como a do tecido da cicatrização (fibroses), o peso da pele, o enfraquecimento natural das cartilagens além da pressão do ar na respiração, essas forças agem lentamente e podem alterar o resultado da cirurgia plástica a curto e a longo prazo. O grande diferencial da rinoplastia estruturada é um nariz com estrutura fortalecida com resultados mais previsíveis e duradouros.

A técnica chamada "estruturada" visa preservar a naturalidade do rosto, mantendo grande parte das estruturas ósseas, cartilaginosas, ligamentares e ainda fortalecendo as estruturas existentes dando novo contorno nasal de forma a sustentar o peso da pele e permitir a passagem do fluxo de ar aos pulmões.

Rinoplastia Estruturada

A função respiratória é sempre mantida em primeiro plano e pode ser melhorada por meio da correção de desvio de septo, hipertrofia de cornetos ou por fortalecimento de estruturas valvulares enfraquecidas por cirurgias anteriores. 

 

A via aberta permite visualizar todas as estruturas de forma a conseguir melhor simetria, utilizar o septo para estruturar o nariz e corrigir desvios, fortalecer ligamentos de forma a conseguir resultados mais previsíveis e duradouros.

São resultados mais previsíveis e consistentes, seja para casos primários, como para secundários, terciários… (segunda , terceira cirurgias corretivas ). É uma filosofia diferente onde a visualização das estruturas é fundamental e por isso é utilizado a abordagem por via aberta, só assim é possível esculpir de forma simétrica, fortalecer o esqueleto nasal e ainda melhorar o sistema respiratório. Em quase 100% das cirurgias o septo nasal é abordado, sendo a principal fonte doadora de cartilagem para estruturar o nariz, quando não há esta possibilidade, cartilagem das orelhas e costelas podem ser utilizadas.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face.

Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face.

A anestesia utilizada é uma associação da anestesia geral e anestesia local, isso reduz a profundidade da anestesia geral e o pós operatório é praticamente indolor.

Duração da Cirurgia

Geralmente a rinoplastia estruturada demora em torno de 120 minutos, podendo ultrapassar esse tempo quando as circunstâncias assim o exijam.

Período de Internação

O período de internação será de 8 a 12 horas, ou seja a alta hospitalar ocorre sem necessidade de pernoite.

Orientações Antes e Depois da Cirurgia Plástica no Nariz (Rinoplastia)

Dias antes da cirurgia plástica

Nos 3 dias que antecedem a cirurgia procure ter uma alimentação saudável, evite participar de festas agitadas, durma cedo e tome bastante líquido (prefira água). Se apresentar algum sintoma tipo febre, dor de garganta, tosse,... avise seu médico imediatamente. Caso tenha alguma dúvida procure solucioná-la com seu cirurgião o mais cedo possível.

No dia da cirurgia plástica

No dia da cirurgia programe-se para não atrasar no horário de internação, esteja no hospital ou na clínica 1 hora antes do horário marcado para cirurgia. Não esqueça do período de jejum de 8h antes da cirurgia. Não tome ou coma nada sem o consentimento do cirurgião ou do anestesista neste período.

Caso faça uso de medicamentos tome-os na noite anterior e/ou traga-os com você na internação.

Não passar cremes no corpo, não usar esmalte ou base nas unhas de mãos e pés. Trazer objetos de uso pessoal (escova, pasta, chinelo,...). Não trazer jóias. Não esqueça de levar roupas largas com abertura na frente.

Pós-operatório imediato

Você permanecerá na sala de recuperação por algumas horas e depois será encaminhada para o quarto da enfermaria. Neste período é importante o acompanhante estar ciente que você ainda pode apresentar os efeitos dos sedativos e anestésicos aplicados durante a cirurgia. Você terá intervalos de sonolência, sentirá mais frio que o acompanhante, ás vezes tremores, conversa e pergunta sobre o mesmo assunto várias vezes, pode apresentar enjôo ou vômitos (raramente).

É importante que o acompanhante não tome atitudes precipitadas, sempre chame a enfermeira caso tenha alguma dúvida ou caso a paciente apresente algum sintoma que queira relatar. Não altere a posição da cama sem autorização.

Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com curativo, que o recobre totalmente. Esse curativo permanece por cerca de 5 a 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Em alguns raros casos utilizamos o tamponamento nasal (com gases), que é deixado por 24 a 72 horas.

A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor.

Nos primeiros 10 dias, você deverá deitar sempre com a cabeça discretamente elevada na cabeceira, imitando a posição do leito do hospital.

Levantando da cama

Geralmente você permanecerá na cama algumas horas até o momento de se levantar que será autorizado pelo cirurgião através das enfermeiras.

Quando for se levantar pela primeira vez após a cirurgia poderá sentir tonturas, deite imediatamente se for de forte intensidade. Estando em pé e sem tontura você deve caminhar alguns metros pelo quarto ou corredor. Antes de receber alta o curativo abaixo do nariz será trocados se necessário. O cirurgião ou a enfermeira lhe entregará a receita e fará outras recomendações se forem necessárias.

Retorno para casa

O acompanhante deve estar sempre ao lado da paciente, se em algum momento sentir tontura ou sensação de desmaio o acompanhante teve sentar ou deitar a paciente onde ela estiver, nunca segure a paciente em pé.

Não abaixar a cabeça, pegando objetos no chão ou esforço semelhante.

Procure calçar com toalhas de rosto enroladas as laterais da cabeça, para que ela não vire para os lados enquanto dorme.

Geralmente você precisará de retornar 1 ou 2 dias depois da cirurgia para retirar os tampões e 1 semana após para retirar o curativo.

Não mexer de forma alguma no curativo, nem tentar deslocá-lo. O curativo além de moldar, protege o nariz. Se necessário, troque apenas a gaze sobre o lábio.

Não retirar crostas, casquinhas, etc. de dentro das narinas, isso será feito pelo cirurgião durante os curativos, evitando sangramento. Apenas pingue várias gotas de soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia.

Banhos: não use água muito quente e não molhe o curativo por 1 semana.

Se sentir resfriado ou com gripe, comunique ao médico. Espirros e tosses forçam o nariz e podem comprometer o resultado cirúrgico.

No pós-operatório imediato haverá inchaço. Sua regressão se iniciará lentamente após 4 dias, obtendo um resultado pleno no período de 6 a 12 meses.

As manchas roxas também tendem a desaparecer lentamente, após um período de 3 semanas.

Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaços), "manchas" roxas, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes, evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros.

Geralmente existe um período de euforia, logo que se retira o 1º curativo (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas roxas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia plástica no nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.

 

 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 16 3632-5534

Whatsapp: 16 9 9797-4006 - para agendar consulta

WhatsApp: 16 9 9605-4085 - para tirar dúvidas