Plásticas masculinas: quais são as mais buscadas atualmente?

Imagem: kiraliffe, de envatoelements
Imagem: kiraliffe, de envatoelements

É fato que os homens vêm, cada vez mais, aderindo a cirurgias plásticas para correções estéticas que antes não eram consideradas comuns entre eles. Nos últimos cinco anos, o número de pacientes masculinos que se submeteram a procedimentos estéticos subiu de 5% para 30% de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Com as novas tecnologias e acesso a redes sociais, muitos homens passaram a ter uma nova visão do seu estado físico real, o que pode levar a sentimentos de baixa autoestima, por exemplo. Nesse contexto, as cirurgias plásticas ganham cada vez mais adeptos.

Vale dizer que, durante a consulta com cirurgiões plásticos, é importante o homem deixar de lado qualquer insegurança que possa sentir e falar abertamente sobre os resultados que gostaria de obter. Falar com sinceridade e tirar todas as dúvidas traz mais tranquilidade e menos surpresas no pós-operatório.

Nesse processo, o cirurgião irá realizar um exame físico e pedir uma série de exames específicos para a cirurgia, além de tirar fotos, que são fundamentais para o planejamento cirúrgico. Também se discute o tipo de anestesia a ser usada, o local onde a cirurgia será realizada, os possíveis riscos e os custos envolvidos no procedimento.

Por fim, vale dizer que é importante ter expectativas realistas sobre a cirurgia, pois toda cirurgia tenta oferecer uma grande melhora, mas não a perfeição. A seguir, listo algumas das mais comuns entre os homens atualmente:

Lipoaspiração e contorno corporal
A "barriga de chopp", os "pneuzinhos", além de gordura nas mamas são características comuns em homens depois de certa idade. Nesses casos, a lipoaspiração ou a lipoescultura podem ajudar, pois removem a gordura superficial e, com isso, qualquer outro procedimento pode ser dispensado.

Pode-se usar, ainda, um laser para melhorar a contração da pele, procedimento chamado de lipo a laser, já que a gordura que possuem abaixo da pele também tende a ser mais firme e vascularizada. Por estas e outras razões, a lipoaspiração em homens costuma ser muito benéfica, especialmente se não houver estrias.

Em casos em que há muita sobra de pele e flacidez, aí a cirurgia com cortes para retirar porções de pele pode ser a melhor opção, além da lipoaspiração. A excisão também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principalmente, pelo tecido glandular e não pela gordura.

Abdominoplastia
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que retira excesso de gordura superficial, comprime os músculos da parede abdominal e reduz a cintura. No entanto, deve ser feita com cuidado em homens, pois muitos não desejam cintura fina. Nessa cirurgia, o paciente deve usar uma cinta compressiva por um período que varia entre um e dois meses, além de evitar esforços por no mínimo 30 dias.

Cirurgia de face
Homens acima de 50 anos costumam sofrer mais incômodos com os diversos problemas que podem aparecer no rosto. A procura por ajuda aumenta ainda mais se o homem troca de emprego e/ou de companheira, como se quisesse dar uma nova imagem de um novo período em sua vida.

A ritidoplastia (lifting facial) em homens ajuda a melhorar o contorno da face e a "pelanca" do pescoço. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema. Já nos pacientes mais idosos, o lifting cervical com remoção do excesso de pele e reposicionamento dos músculos pode ajudar no contorno da região.

Rinoplastia balanceada híbrida
A procura pela rinoplastia aumentou vertiginosamente nos últimos tempos e está entre as cirurgias mais procuradas. Atualmente, existem muitas técnicas e abordagens que modificam a aparência do nariz e podem ainda ajudar na respiração. Seja a giba ("caroço no dorso"), nariz torto ou ponta muito grossa e caída, cada alteração é vista de maneira individualizada no consultório.

A rinoplastia balanceada híbrida é uma opção que usa diversos tipos de técnicas incluindo a rinoplastia estruturada e preservadora, além de lipoenxertia. Vale lembrar que muitos planos podem cobrir custos hospitalares que se referem a desvios de septo ou aumento das carnes esponjosas. Caso o cirurgião opere essas estruturas, dependendo do plano e do hospital, o custo hospitalar da rinoplastia pode cair para metade do preço.

Pálpebras
A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) também está sendo muito procurada. Afinal, é comum que, após os 40 anos, homens apresentem bolsas de gordura na região das pálpebras inferiores, deixando-o com um ar muito cansado, e excesso de pele nas pálpebras superiores, que pode inclusive cair sobre o campo visual, prejudicando a visão.

Trata-se de uma cirurgia mais rápida e com recuperação pouco dolorosa, fato que anima muito a procura por fazê-la.

Pós-operatório
Os dias e semanas subsequentes a qualquer cirurgia são fundamentais para a obtenção de um bom resultado cirúrgico. Portanto, é essencial seguir as recomendações a seguir:

-Ausente-se do trabalho pelo tempo determinado pelo cirurgião
-Faça uso correto da medicação pós-operatórias prescrita
-Use bandagens ou malhas de compressão
-Retorne para troca de curativos e exames sempre que solicitado
-Busque ajuda em casa nos primeiros dias
-Descanse
-Evite o sol
-Não fume e não ingira álcool
-Evite atividades fisicas como exercício, esportes e até mesmo sexo.

fonte: Minha Vida, escrita pelo Dr. Marcelo Wulkan

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp