Cirurgia plástica: os cuidados essenciais que cercam os procedimentos estéticos

Imagem retirada de https://ocp.news/geral/cirurgia-plastica-os-cuidados-essenciais-que-cercam-os-procedimentos-esteticos
Imagem retirada de https://ocp.news/geral/cirurgia-plastica-os-cuidados-essenciais-que-cercam-os-procedimentos-esteticos

Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta que os procedimentos continuam crescendo no país – tanto as intervenções reconstrutoras como as puramente estéticas. Em face desse avanço, a entidade ressalta a importância de escolher um profissional habilitado e local adequado às intervenções, que traga segurança e conforto ao paciente.

Bem-conceituado por apresentar uma estrutura moderna, que alia tecnologia e bem-estar, além de corpo clínico qualificado, o Hospital e Maternidade Jaraguá tem sido o destino de quem busca excelência no atendimento e hotelaria. Na unidade de saúde, os pacientes contam com quartos individuais e uma equipe especializada para oferecer atendimento.

O cirurgião plástico membro do corpo clínico do HMJ, Josinaldo Martins, enfatiza que a estrutura que compreende o centro cirúrgico e a hotelaria é bem superior à de hospitais de ponta, trazendo um grande conforto aos pacientes. Ele explica que a maioria dos equipamentos são suspensos, reduzindo o risco de infecção hospitalar.

“Isso transmite muita segurança ao paciente”, complementa. Em relação à cirurgia de face, por exemplo, o especialista garante que o procedimento feito por vídeo é o mais moderno, “e o hospital tem uma estrutura moderna e atualizada para realizá-lo, que não é possível em todo lugar”.

O pós-operatório, etapa importante de todo o processo, começa dentro do hospital, por isso a necessidade de escolher um lugar que possa dar suporte ao paciente desde os cuidados iniciais. Esses cuidados, ressalta Josinaldo Martins, variam de acordo com cada cirurgia, mas são extremamente importantes para o sucesso das intervenções.

Toda essa estrutura precisa das mãos certas para operá-la e, segundo explica o cirurgião plástico Rodrigo Agacy, que também compõe o corpo clínico do HMJ, o primeiro passo para que a plástica seja sucesso é escolher um profissional qualificado, que tenha feito residência médica e seja cirurgião plástico por formação.

No consultório, esse profissional vai avaliar qual a possibilidade de tratamento, “até mesmo para verificar se o paciente está com uma expectativa realista”, aponta. A partir dessa avaliação, feita pelo cirurgião plástico, são realizados os exames pré-operatórios para reduzir riscos, pois o procedimento exige os mesmos cuidados que outras cirurgias.

Entre os procedimentos estéticos mais comuns, estão os de mama, tanto os que envolvem o aumento com próteses quanto as reduções. As intervenções de abdômen também são bastante procuradas, enquadrando-se nestes casos a lipoaspiração e a lipo com retirada de pele – abdominoplastia. “Esse é o grande volume de cirurgias plásticas, mas também são feitas as de pálpebras, de orelhas, nariz...”, destaca.

O especialista comenta que entre cirurgias estéticas e reparadoras os conceitos não são completamente independentes. Ambos se complementam, já que um procedimento reconstrutor também visa reintroduzir o paciente na sociedade. Nesse tipo de intervenção, o médico trabalhará para criar uma harmonia em relação ao corpo da pessoa.

Diante dessa demanda, a chave do sucesso das intervenções puramente estéticas ou reparadoras – que muitas vezes traduzem um grande sonho por mexer com a autoestima e a saúde do indivíduo – está diretamente ligada aos cuidados que cercam os procedimentos. A medicina qualificada exige os profissionais certos no lugar certo.

fonte: OCP News

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 16 3632-5534

Whatsapp: 16 9 9797-4006 - para agendar consulta

WhatsApp: 16 9 9605-4085 - para tirar dúvidas

Whatsapp