De que forma ter uma barba afeta no seu cuidado com a pele ou vice e versa?

De que forma ter uma barba afeta no seu cuidado com a pele ou vice e versa?

Deixar a barba crescer muda bastante o seu visual, mas você sabe de que maneira uma ela pode afetar o seu cuidado com a pele, ou vice-versa? É preciso acumular vários produtos no banheiro para manter a pele e a barba bem cuidados? Produtos para barba podem afetar a sua pele negativamente? Continue lendo que nós vamos responder essas perguntas.

CUIDADOS PARA A BARBA E PARA A PELE PODEM SER CONTEMPLADOS EM UM PRODUTO SÓ

Possivelmente, você já se questionou sobre o tempo que leva para cuidar de uma barba, ao passo em que também deve-se cuidar da pele. No entanto, é possível associar esses dois tipos de cuidados em um só produto. É o que afirma o dermatologista Tiago Silveira: "É possível, sim, fazer essa associação. Normalmente, indico a rotina de cuidado com a pele para qualquer paciente que tiver vontade e disposição de fazê-la. Porém, tudo vai depender do horário que o paciente cuide da barba. Muitas vezes, pela correria, o homem faz a barba de manhã ou antes de dormir - horários em que ele já deve cuidar da pele. Então, quando a barba é de rotina, eu preciso elaborar uma formulação específica ou recomendar a ele um produto que associe o cuidado com a pele com uma proposta de reparo pós-barba, no mesmo produto. Assim, conseguimos um produto único, que vai trazer um benefício de melhora da pele junto com a ação cicatrizante e calmante no pós-barbear, que ele acabou de fazer", detalha o médico.

Ele também complementa que há pacientes que não fazem a barba frequentemente, logo, o interessante para esses rapazes é o uso separado dos produtos. "Tem paciente que faz a barba uma ou duas vezes por semana, nesses casos eu posso indicar produtos separados. Um específico para o pós-barba e os de skincare, no dia em que ele não fizer a barba", complementa.

PRODUTOS PARA A BARBA QUE CONTENHAM ÓLEOS, MANTEIGAS E SILICONES PODEM OBSTRUIR POROS E DEIXAR A PELE COM ASPECTO OLEOSO

Embora alguns produtos para barba possam hidratar a sua pele, até mesmo melhorando a textura dela, existem também aqueles que você deve tomar cuidado. Um bom exemplo são os produtos destinados às barbas compridas, como as do estilo lenhador. A composição deles costuma ser exclusivamente voltada para a hidratação e nutrição destes fios mais longos, o que significa que têm ingredientes como óleos, manteigas e silicones. Mas justamente esses ingredientes podem deixar seu rosto com um aspecto oleoso. "Os óleos hidratantes dos fios da barba com certeza podem entupir os poros, deixá-los dilatados, bem como também podem aumentar e ocasionar a presença de cravos e espinhas, conferindo também uma aparência pele mais suja. Normalmente, esses produtos são os que mais hidratam os pelos da barba, principalmente das mais compridas, e que mostram sinais de ressecamento nas pontas mais facilmente. Então, se o paciente precisar de uma hidratação na barba, pode utilizar esses produtos somente nos fios, sem que eles entrem em contato com a pele", esclarece Silveira.

O profissional ainda revela que dificilmente os pelos vão apresentar um aspecto ressecado visível em uma barba curta. Nesses casos, só o uso de produtos hidratantes voltados para a pele já deve promover hidratação suficiente aos fios da barba.

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp