Homens buscam cada vez mais por cirurgias plásticas

Imagem: Prostock-studio, de envatoelements
Imagem: Prostock-studio, de envatoelements

Engana-se quem pensa que apenas as mulheres dominam as clínicas de cirurgia plástica e salas de consultórios em busca de profissionais desta área. O público masculino vem registrando aumentos significativos na busca por procedimentos de beleza em diferentes áreas. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, quadruplicou o número de cirurgias estéticas realizadas em homens no Brasil. A quantidade de procedimentos passou de 72 mil para 276 mil ao ano.

O cirurgião plástico Jorge Menezes, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta que os homens estão quebrando essa resistência contra esse tipo de procedimento, que antes era feito sobretudo por mulheres, e se aliando cada vez mais aos tratamentos estéticos. “Entre os procedimentos mais realizados pelo público masculino destaca-se a retirada do excesso de mama ou ginecomastia, cirurgia de pálpebra e a lipoaspiração. Além disso, muitos fazem procedimentos na face, como botox, preenchimento e harmonização facial”.

O especialista acrescenta que a cirurgia de correção de mama é realizada por meio de uma pequena incisão, feita de forma discreta no contorno da aréola. Já a lipoaspiração remove o excesso de gordura, e se for o caso, o tecido mamário. “Geralmente no homem, a glândula mamária não se desenvolve. Porém, ela pode se tornar saliente ou muito alterada, por desequilíbrios hormonais, obesidade, hereditariedade ou doença, causando grande desconforto estético e até emocional. Alguns homens evitam algumas atividades para esconder essa condição, como academias e até intimidades”, comentou o médico.

Fatores
Para Jorge Menezes, o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a presença de homens mais velhos no mercado de trabalho podem ser fatores que colaboram para o aumento da participação masculina em consultórios de cirurgia plástica. Além disso, muitos homens ao se relacionarem com mulheres mais novas acabam se alinhando à ideia de manter uma aparência mais jovem e saudável. “Com o passar dos anos, os homens têm buscado cada vez mais a melhoria da qualidade de vida, que inclui o cuidado com a saúde, a preocupação com a aparência e a vaidade com o corpo”.

O médico ainda afirma que a boa comunicação com o cirurgião plástico é crucial para que o paciente se sinta confortável para realizar o procedimento. Por isso, é importante deixar de lado o constrangimento e falar abertamente. “O padrão de planejamento de qualquer procedimento realizado em um homem é igual ao de uma mulher também. São avaliadas todas as expectativas técnicas e as condições de saúde do paciente, para que o procedimento ocorra com todos os cuidados e deixe o paciente satisfeito”, garantiu o diretor da clínica Esthetic Care, em Belo Horizonte.

fonte: Segs, escrita pelo Dr. Jorge Antônio de Menezes

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp