Mitos e Verdades: a importância de conhecer detalhes sobre cirurgias plásticas

Imagem retirada de https://www.portalaz.com.br/blog/saude-de-az/375922/mitos-e-verdades-a-importancia-de-conhecer-detalhes-sobre-cirurgias-plastic
Imagem retirada de https://www.portalaz.com.br/blog/saude-de-az/375922/mitos-e-verdades-a-importancia-de-conhecer-detalhes-sobre-cirurgias-plastic

Continuando nossa conversa sobre Cirurgia Plástica, precisamos desvendar muitas dúvidas que giram em torno de quem quer fazer uma Cirurgia, e aí é quando surgem muitos mitos, alguns realmente são verdadeiros, mas outros precisam ser entendidos. Para algumas pessoas, vários mitos são tratados como verdades, e algumas verdades simplesmente não são conhecidas. Por isso, é muito importante conhecer todos os detalhes sobre cirurgias plásticas antes de recorrer a uma delas. Veja as perguntas mais frequentes e as repostas verdadeiras para cada uma delas.

1) A Cirurgia Plástica serve para perder peso? MENTIRA
O princípio da Cirurgia Plástica se baseia nos cuidados com o contorno corporal. Estamos falando daquele excesso de pele no abdome, flacidez nas mamas, as gordurinhas localizadas que insistem em sair pelas vestimentas ou aquela papada que surge com a idade.

Estamos falando de curvas, contorno; sem contar que a gordura em si não pesa muito, então não esta indicada fazer uma cirurgia plástica para emagrecer. O ideal é que a paciente esteja com um peso que consiga manter com facilidade, esteja se sentindo bem com o seu corpo, precisando apenas de pequenos ajustes. O ideal é fazer sua cirurgia plástica com índice de massa corporal (relação peso/altura ao quadrado) no máximo em 27.

A cirurgia plástica não emagrece, apenas melhora o contorno corporal. Para emagrecer, você deve procurar um endocrinologista, fazer um acompanhamento com um nutricionista e passar a fazer atividade física de forma regular e, de preferência, com o acompanhamento de um educador físico.

 2) A celulite some com a lipoaspiração? MENTIRA
A lipoaspiração pode inclusive provocar uma piora da celulite, principalmente se existir flacidez de pele associada à celulite. A celulite é uma “inflamação” do tecido que se localiza logo abaixo da pele. Esse tecido é formado por bolsas de gordura que se espremem para caber num espaço situado entre duas estruturas mais firmes (a pele, por cima, e os músculos, abaixo da gordura). Só que além das células de gordura, existem umas traves, os septos, que ficam no meio delas.

Dentre outros motivos, o homem tem menos celulite porque os septos nos homens são cruzados, como se fossem uma malha; já nas mulheres, os septos são verticais, da pele para as estruturas mais profundas, causando as retrações da celulite. O procedimento de retirada da gordura permite a liberação dessas traves que provocam a celulite, que já é uma tentativa de melhorar; a segunda, se faz com uma boa drenagem linfática realizada no pós-operatório.

Mas o processo de cicatrização de todo aquele local onde existia gordura e agora não mais, pode provocar fortes retrações (fibroses), além do que todas essas traves podem se refazer, então não dá para garantir que vai melhorar. A lipoaspiração não pode ser indicada para curar celulite. Por isso, antes de fazer uma lipoaspiração, tire todas as dúvidas com o seu cirurgião, e tenha certeza que ele faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

fonte: Portal AZ, escrita pelo Dr. Carlos Tajra

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 16 3632-5534

Whatsapp: 16 9 9797-4006 - para agendar consulta

WhatsApp: 16 9 9605-4085 - para tirar dúvidas

Whatsapp