Prevenção de trombose e tromboembolismo

Prevenção de trombose e tromboembolismo

Nao é por acaso que colocamos esta parte em vermelho, trata-se das recomendações mais importantes principalmente para as pacientes com maior risco de trombose e com cirurgias com mais de 3 horas de duração.

Para explicar o que é “Trombose” de forma leiga, seria o sangue coagular dentro do sistema venoso formando um tampão impedindo a passagem do sangue, o local mais comum são nas pernas.

Tromboembolismo seria quando este trombo ou coagulo se solta do interior da veia e vai parar na circulação de outro órgão como o cérebro, pulmão, coração e causar lesão irreversível ou até a morte.

A "batata da perna” ou panturrilha tem a função de bombear sangue que desce para os para as pernas de forma a ajudar no retorno ao coração, isso acontece quando caminhamos e assim mantemos circulação constante e o sangue não coagula.

Qualquer situação em que o sangue circule devagar teremos o aumento do risco de formar coágulos(trombos) assim ocorre em cirurgias muito prolongadas em que a paciente fica imóvel por muito tempo. Vários outros fatores aumentam o risco da formação de trombose, fatores hereditários, tabagismo, diabetes medicamentos e muitos outros.

Cuidados durante a cirurgia

Durante a cirurgia utilizamos os meios disponíveis para reduzir o risco de formação de coagulo:
Botas infláveis nas pernas são utilizadas de rotina em toda cirurgia, elas inflam várias vezes por minuto de forma comprimir as veias dos membros inferiores(pernas) simulando a função da panturrilha 

Os membros inferiores são mantidos elevados em 30º durante toda a cirurgia de forma a ajudar no retorno venoso.

Hiper hidratação venosa ou a infusao venosa de soro fisiológico além das necessidades básicas do corpo com a intenção de manter o sangue "fino" é outra de forma de diminuir o risco de trombose.

Em casos de alto risco associamos medicamentos anticoagulantes para ajudar na prevenção.

Cuidados pela paciente

O risco de trombose é maior até o 15º dia após a cirurgia, portanto os cuidados devem continuar nesse período.

As orientações a seguir são de extrema importância principalmente para as cirurgias com mais de 3 horas.

Tomar 3 litros de agua ou mais por dia. Por 15 dias observe a cor da urina que deve estar sempre bastante clara , caso apresente amarelo forte deve aumentar a quantidade de agua ingerida.

Ao deitar ou sentar deve manter as pernas elevadas favorecendo o retorno venoso.

Caminhar pequenas distancia várias vezes ao dia, pelo menos de hora em hora, isso também ajuda o retorno venoso

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fone: 16 3632-5534

Whatsapp: 16 9 9797-4006 - para agendar consulta

WhatsApp: 16 9 9605-4085 - para tirar dúvidas

Whatsapp