Rinoplastia: saiba tudo sobre a famosa cirurgia do nariz

Imagem: kiraliffe, de envatoelements
Imagem: kiraliffe, de envatoelements

A rinoplastia, mais conhecida como “plástica no nariz”, é uma opção popular para pacientes insatisfeitos com o tamanho ou o formato do nariz. Além dos benefícios cosméticos bem conhecidos do procedimento, no entanto, a rinoplastia evoluiu para ter aplicações muito mais versáteis, como para melhorar a função nasal após uma lesão ou doença traumática ou para ajudar com problemas respiratórios que afetam o sono e a capacidade de fazer exercícios.

O objetivo da rinoplastia é rever o nariz para a aparência e funcionalidade desejadas do paciente, tendo em mente o tipo de pele e toda a arquitetura facial. Atualmente, os cirurgiões plásticos combinam a ciência e a arte da rinoplastia para fornecer aos pacientes resultados eficazes e duradouros.

Fatos rápidos sobre rinoplastia
Em geral, os candidatos à rinoplastia devem ser feitos em crescimento. O crescimento facial em adolescentes e adultos jovens, por exemplo, pode afetar a aparência e a função do nariz com o tempo. A exceção seriam pacientes pediátricos com defeito congênito facial, como fenda palatina. Além disso, os pacientes devem ter de boa saúde geral e não devem fazer uso do tabagismo, isso porque fumar pode levar a um fluxo de sopro ruim e aumentar o risco de danos aos tecidos.

A rinoplastia é possível para adolescentes que entendem o procedimento e têm total consentimento dos pais. As meninas no caso, devem ter pelo menos 15 ou 16 anos antes de serem submetidas a um procedimento. Já os meninos, devem ter pelo menos 17 ou 18 anos. Se combinado com uma septoplastia (endireitamento do septo), este procedimento pode melhorar não só a autoconfiança do paciente, mas também a respiração.

Tecnologia e saúde caminhando lado a lado
Com o avanço dos estudos na área das cirurgias plásticas, técnicas prometem reduzir o tempo de recuperação enquanto conferem ótimos resultados vêm surgindo. É o caso da rinoplastia preservadora. “Quando há indicação da técnica, a rinoplastia preservadora tem inúmeras vantagens. Uma delas é a recuperação mais rápida. Sendo assim, o processo de cicatrização é melhor e causa menos inchaço”, explica o cirurgião plástico Dr. Fernando Nakamura.

De acordo com o especialista, por ser uma técnica menos invasiva, essa cirurgia vem ganhando vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo por garantir resultados excelentes com menor trauma cirúrgico, pois preservam os ligamentos e tecidos, o que significa menos inchaço e hematomas e menor tempo de recuperação. Além disso, a paciente também tem a liberdade de retornar as suas atividades de forma mais rápida.

“A rinoplastia preservadora veio para agregar. Em casos específicos em que seja necessária uma nova intervenção no nariz, chamados retoques ou refinamentos, a cirurgia é bem mais simples”, destaca o médico. A cirurgia, que dura de 3 a 4 horas, é realizada sob efeito de anestesia geral e através de cortes internos, o que resulta em cicatrizes menos aparentes.

Recuperação após rinoplastia
Após a cirurgia, a maioria dos pacientes experimentam um desconforto leve a moderado que pode ser controlado com medicamentos. No entanto, a primeira parte do período de recuperação pode ser um tanto embaraçosa no trabalho e em ambientes sociais devido a possíveis hematomas sob os olhos e ao uso de uma tala.

Os pacientes devem usar talas na parte interna e externa do nariz por cerca de uma semana após a rinoplastia para proteger os ossos nasais e a cartilagem. Além disso, os pacientes devem evitar atividades extenuantes como correr ou nadar por duas a três semanas e evitar o uso de óculos por quatro a cinco semanas.

Cabe ressaltar que todos procedimentos estéticos devem ser realizados por um profissional da área, com vasto conhecimento e experiencia no assunto, onde possa estar avaliando cada paciente antes de submeter a uma cirurgia.

fonte: Lorena, escrita por Beatriz Ferrão

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp