Saiba quais alimentos ingerir antes e depois de uma cirurgia plástica

Imagem: GitaKulinica, de envatoelements
Imagem: GitaKulinica, de envatoelements

Nos dias atuais recorrer a procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência e também a autoestima, é muito comum. Os alimentos são responsáveis para fortalecer o organismo antes do processo, e no pós colabora na recuperação e diminuição do risco de complicações.

A ansiedade pelo dia da cirurgia pode interferir no seu apetite, provocando desequilíbrio no metabolismo justo em   um momento que ele precisaria estar o mais equilibrado possível. Diante disso, Primeiro de tudo, é interessante procurar um apoio psicológico neste momento, não tenha medo ou vergonha de encontrar um profissional para ajudar você nesta fase. Em segundo lugar, é super importante ter um plano alimentar ajustado para o pre e pós operatório

Alimentos para evitar antes da cirurgia plástica
– Industrializados e gorduras. Estes alimentos potencializam a inflamação no organismo, prejudicam a imunidade e intervém na cicatrização no pós operatório.

– Açúcar e sal o mesmo pode ser dito ao o açúcar e sal. Substitua o açúcar refinado por mascavo ou demerara, e utilize alho e cebola diminuindo a quantidade de sal, o sódio retém líquido, aumentando o inchaço no pós-operatório.
 
Alimentos liberados antes e depois da cirurgia plástica
– Gorduras saudáveis Abacate, peixe, e oleaginosas, óleos vegetais. Eles ajudarão a evitar reações inflamatórias e também auxiliar na melhor cicatrização.

– Vegetais verde escuro

Brócolis, espinafre, pimentão. Possuem fibras que ajudam a diminuir constipação intestinal, melhoram a circulação do sangue, aumentam a imunidade, contribui na produção de colágeno, além de colaborar no processo de cicatrização.

– Pão integral. Gera saciedade, que é importante para esse momento que você precisa maneirar na alimentação e contribui para o bom funcionamento intestinal.

– Peixes e carnes magras. As proteínas corroboram na cicatrização e recuperação dos tecidos devido à produção de colágeno, entretanto, mantendo a regra de evitar alimentos gordurosos, deixe pra outro momento carnes de churrasco como a picanha, costela e também o bacon, entre outros. Opte por carnes magras como o filé mignon, patinho, alcatra e coxão mole. O peixe e o frango também são ótimas opções. Só evite fritá-los, prefira cozido ou grelhado.

– Frutas . Assim como legumes e verduras, as frutas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Garanta a ingestão principalmente das  frutas cítricas, que possuem abundância em Vitamina C, que ajuda na cicatrização e é um poderoso antioxidante. Laranja, abacaxi, limão, acerola e morango são ótimas opções.

– Líquidos. É indispensável  manter-se sempre hidratado. Tome bastante água, sucos de fruta e também água de coco, assim você ajuda o seu organismo a diminuir o inchaço.

Cabe ressaltar a importância do repouso, da forma de se locomover aos lugares e dormir.

fonte: Jornal correio da Cidade

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp