Vaidade Masculina: conheça os procedimentos mais procurados pelos homens

Imagem: GeorgeRudy, de envatoelements
Imagem: GeorgeRudy, de envatoelements

Há muito tempo que os tratamentos estéticos deixaram de ser uma exclusividade feminina. Cada vez mais preocupados em cuidar da saúde e da beleza do corpo, os homens contemporâneos têm procurado nas cirurgias estéticas e tratamentos minimamente invasivos, soluções para as mais variadas queixas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, a presença de homens em consultórios quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano.

O público masculino representa 12,8% dos pacientes que buscam por cirurgias plásticas, de acordo com a International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Para os cirurgiões plásticos Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, da Clínica Sanjuan, entre as mais procuradas em consultório está a toxina botulínica (botox). “Tanto homens como mulheres apresentam insatisfações com alguma parte do corpo, por isso, e diante da evolução constante dos procedimentos e tratamentos mais eficazes e específicos, os homens têm recorrido cada vez mais à alternativas para corrigir o que incomoda e levantar a autoestima. A autoestima associada à cirurgia plástica vai muito além de olhar no espelho e se sentir bem, está diretamente ligada à satisfação e autoconfiança em diversos setores da vida, melhorando o bem-estar, o humor e estimulando a vida saudável”, destaca Paulo Sanjuan.

Quais as cirurgias plásticas corporais mais comuns?
Entre as cirurgias plásticas mais comuns procuradas pelos pacientes masculinos, se destacam a cirurgia de mama masculina, conhecida como ginecomastia, e a lipoaspiração. “A ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias no homem, formada por excesso de gordura ou tecido glandular. A cirurgia serve para retirar esse excesso de tecido e dar um aspecto mais plano e firme ao peitoral masculino”, explica Victor Sanjuan.

Já a lispoaspiração, é utilizada para melhorar o contorno do corpo e tratar as gorduras localizadas. “Hoje temos ainda a lipoaspiração HD, em que esculpimos no corpo as linhas de definição muscular, em vez de apenas retirar a gordura. A técnica valoriza as regiões de transição das musculaturas de abdômen, tórax, braços, coxas ou costas com aspirações de gordura em camadas mais superficiais, o que oferece um aspecto mais tonificado à área tratada”, indica o cirurgião.

E no rosto? O que eles mais procuram?
No rosto, a cirurgia que lidera o ranking de procedimentos mais procurados pelos homens é a blefaroplastia, indicada para remover o excesso de pele nas pálpebras, assim como as bolsas de gordura, melhorando a aparência e deixando um ar mais descansado na região dos olhos. Logo depois, vêm a rinoplastia, que busca deixar o nariz mais harmônico com o rosto, além de melhorar a respiração, e a otoplastia, que é correção das orelhas em abano. “A otoplastia pode ser realizada a partir dos sete anos de idade, até a idade adulta para pacientes que não operaram na infância”, comenta Paulo Sanjuan.

Apesar de produzirem colágeno em maior quantidade do que as mulheres e, com isso, evitarem a flacidez cutânea precoce, os homens possuem a expressão facial mais ativa e a musculatura mais forte, favorecendo o surgimento das rugas profundas. Entre os procedimentos minimamente invasivos que fazem mais sucesso entre os homens, estão a toxina butolínica e o preenchimento com ácido hialurônico.

Homens também têm varizes?
Apesar de ser mais comum entre as mulheres, as varizes acometem cerca de 30% dos homens, explica a cirurgiã vascular Maria Clara Sanjuan. “As varizes em homens têm a mesma origem que as varizes em mulheres, apesar delas terem mais fatores de risco para desenvolver a doença. A única diferença das varizes masculinas é que os homens demoram mais a cuidar e só recorrem ao médico quando as dores ficam crônicas”.

Além de afetar a autoestima, as varizes podem ocasionar ou agravar outros problemas, provocando dor, desconforto, queimação e inchaço. O campo da angiologia conta com opções cada vez mais avançadas de tratamento que garantem resultados mais eficazes de forma rápida, não invasiva e sem dor. “Dois exemplos são: o laser transdérmico, indicado para vasinhos na face, e o ClaCS, técnica inovadora que une o calor gerado pelo laser com a ação química da aplicação de glicose. É realizada com um resfriador de pele que ameniza o desconforto e protege a região tratada”, explica a cirurgiã vascular.

fonte: Bahia Social VIP

TIRE SUAS DÚVIDAS

(16) 9 9797-4006 - para agendar consulta

(16) 9 9753-9139 - para tirar dúvidas

Whatsapp